Clinton pediu informações pessoais sobre integrantes do governo

Dentre os quase 3 mil documentos obtidos pelo WikiLeaks que tratam de Brasil há um de especial interesse.

Trata-se de um telegrama confidencial enviado no dia 23 de abril de 2009 ao departamento politico da embaixada em Brasília e assinado pela própria Secretária do Departamento de Estado americano, Hillary Clinton .

Ele mostra que tipos de informações Hillary demanda para melhor negociar com o governo brasileiro.

Todo escrito em letras garrafais, o documento – produzido dois meses e meio depois da posse de Clinton no cargo – mostra que ela pediu informações detalhadas sobre membros do governo.

Ela agradece pelos detalhes biográficos enviados a respeito do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da negociadora do Itamaraty, embaixadora Vera Machado.”Essa informação ajuda a preencher vácuos biográficos sobre atores-chave na política ambiental e de mudanças climáticas – um tema bilateral muito importante”.

Em especial, os oficiais de Washington valorizam informações sobre “o jeito de atuar dos líderes, motivações, qualidades e defeitos, relações com superiores, sensibilidades, visões de mundo, hobbies e proficiência em linguas”.

Relatos sobre divergências e convergências entre os líderes brasileiros em relação a temas econômicos, políticos e de relações exteriores,também serviriam para os americanos identificarem “interlocutores favoráveis ou obstáculos” nos temas prioritário como energia e comércio/protecionismo.

Washington também pede que o corpo diplomático reúna informações sobre “divisões dentro do núcleo do governo Lula” em relação às políticas usadas para atenuar os efeitos da crise econômica – em especial aquelas que pudessem afetar o comércio bilaterial entre os dois países.

Por fim, Clinton agradece informações sobre “a relativa influência de assessores econômicos, seus estilos de negociação e sua autoridade” e pede mais detalhes sobre a pesonalidade dos membros do executivo que elaboram  projetos de lei.

Eles ajudariam a Casa Branca a “avaliar a influência, as visões de mundo e a linha política” desses indivíduos.

Anúncios

6 Respostas para “Clinton pediu informações pessoais sobre integrantes do governo

  1. Divuguei o link deste site para os meus contatos da Universidade, minha esposa fará o mesmo.

  2. Primeiro o WikiLeaks passa a seguir uma ‘Agenda’ (por enquanto oculta) ao vazar aos poucos com a desculpa esfarrapada de que não poderiam vazar tudo de uma vez.
    E agora temos ‘jornalistas’ que pouco de brasileiro hoje tem, para ter exclusividade nas ‘filtragens’.
    Isso está fedendo muito.

  3. Prezada Natália
    O CLIQUE AQUI não está funcionando… O que será, que será?
    Castor Filho

  4. Cara Natália
    Sou professor de Direito Internacional e Relações Internacionais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde coordeno o “Projeto ORBIS – Observatório de Relações Internacionais”
    http://www.neccint.ufop.br
    Eu queria te parabenizar pelo trabalho heróico e histórico junto ao WikiLeaks e te dizer que nós publicamos muitas matérias sobre as informações que vocês estão publicando.
    Gostaria de compartilhá-las com seu leitores:
    http://neccint.wordpress.com/?s=WikiLeaks
    Também queria te informar que, em 2011, nós realizaremos um Congresso Internacional de Análises de Conjunturas, no qual faremos um painel sobre o WikiLeaks. Assim que tivermos todos os detalhes, eu te farei um convite formal para que você seja palestrante e convidada especial.
    Desde já, coloco-me à disposição para colaborar com o WikiLeaks através do nossa site e do Núcleo de Estudos Sobre Cooperação e Conflitos Internacionais (NECCINT/UFOP).
    Bom trabalho!
    Atenciosamente,
    Luiz Albuquerque
    luiz@direito.ufop.br

  5. CARLOS EDUARDO CIACCO

    O s Estados Unidos Da América são hipócritas e covardes.

  6. Parabéns pelo belo trabalho. Juntos até o fim.

    http://doutorsujeira.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s