Dilma Rousseff, na saúde e na doença

clique aqui para ver os documentos

Não foi só a saúde da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que foi alvo da curiosidade do governo americano. A presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, também teve detalhes do seu estado de saúde investigados pela embaixada americana em meados do ano passado, quando sofreu de câncer linfático.

Documentos publicados hoje pelo WikiLeaks também revelam que o ex-embaixador americano em Brasília, John Danilovich, relatou que ela havia  planejado três assaltos quando era integrante da organização VAR-Palmares.

Dilma Rousseff nega qualquer participação em ações armadas durante o regime militar.

Ao todo, o WikiLeaks publica hoje 9 documentos que mostram como a representação americana acompanhou de perto a trajetória de Dilma e o processo eleitoral brasileiro – que, aliás, a própria Hillary Clinton classificou de “bizantino”.

Joana D´Arc

Dilma Rousseff começou a chamar a atenção da embaixada quando tomou posse como Ministra-Chefe da Casa Civil. Um relatório especial a seu respeito foi elaborado e enviado em 22 de maio de 2005. Apesar de “não classificado”, o telegrama traz uma porção de temas sensíveis e algumas gafes. Um dos títulos é, por exemplo, “Joana D’Arc da Subversão se torna Chefe da Casa Civil” – uma referência à alcunha dada pelos agentes da repressão.

O documento afirma que ela teria planejado o “legendário” roubo ao cofre do corrupto prefeito de São Paulo, Adhemar de Barros, no qual a VAR-Palmares obteve 2,5 milhões de dólares.

“Integrando vários grupos clandestinos, ela organizou três assaltos a banco e depois co-fundou o grupo guerrilheiro Vanguarda de Palmares”, diz.

Dilma sempre negou qualquer participação em ações armadas.

O documento escrito pelo embaixador John Danilovich observa que ela foi presa por mais de três anos e torturada de forma “brutal” com eletrochoques.

A seguir, entra em detalhes pessoais ao estilo de uma revista de celebridades: “Ela tem uma filha, Paula, em Porto Alegre, onde passa os fins-de-semana. Gosta de filmes e música cássica. Perdeu peso recentemente após ter adotado a dieta do presidente Lula”.

O documento diz ainda que Dilma é vista como “cabeça-dura, uma negociadora difícil e detalhista” e revela que as empresas americanas tiveram receio quando ela se tornou ministra de Minas e Energia, mas “agora admitem que ela fez um trabalho competente”.

Rumo à eleição

O assessor da embaixada em Brasília, Phillip Chicola, relatou a Washington que Dilma Rousseff aumentou muito as suas chances de ser a candidata do PT depois da sessão no Senado em 7 de maio de 2009.

Dilma foi chamada para explicar o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) e acabou tendo que explicar o escândalo do vazamento de informações dos cartões de crédito do governo de Fernando Henrique Cardoso.

Logo no começo, o senador do DEM José Agripino Maia perguntou como deveriam acreditar nela, já que ela havia mentido quando interrogada pelos militares.

Nas palavras de Chicola, “a performance de Rousseff perante o comitê poderia ter prejudicado ou afundado suas chances presidenciais, se tivesse ido mal”. Mas Jose Agripino Maia “mancou feio” ao fazer a pergunta.

“Rousseff respondeu que foi brutalmente torturada pelos militares e tinha orgulho de ter mentido sob tortura porque isso salvou as vidas de outros que lutavam contra a ditadura. Com essa resposta dramática e inquestionável, Rousseff permaneceu no controle durante a maior parte da sessão”, diz o telegrama.

Câncer

Em outro relatório, enviado em 20 de julho de 2009, a diplomata Lisa Kubiske comenta o aumento de Dilma nas pesquisas apontando como consequência da sua visibilidade nas obras do PAC e da sua luta contra o câncer.

“Enquanto Rousseff continuar parecendo uma lutadora que venceu o câncer, suas chances presidenciais vão aumentar”, diz ela.

O estado de saúde de Dilma já havia sido tema de um extenso relatório enviado a Washington em 19 de junho, sob o título “Quão doente está Dilma Rouseff?”.

Nele, o embaixador Clifford Sobel relata as informações coletadas em conversas sobre a saúde da futura presidente, incluindo detalhes sobre o câncer linfático do qual ela sofria.

“Seus médicos afirmam que o câncer foi diagnosticado cedo e ela tem 90% de chance de se recuperar totalmente. Ela tinha nódulos linfáticos debaixo do braço esquerdo e começou um programa de um mês de quimioterapia em abril. Em maio, foi hospitalizada emergencialmente com dores nas pernas, o que foi atribuído à interrupção abrupta de medicamentos associados à quimioterapia. Os médicos dizem que ela vai reduzir esses remédios para evitar uma recaída”, diz o telegrama.

“No começo de junho ela havia completado três sessões de quimioterapia. Em uma reunião no dia 18 com um visitante de Washington, Rouseff parecia bem, com boa cor natural e pouca maquiagem, e um assessor disse ao embaixador que Rousseff estava respondendo tão bem à quimioterapia que suas sessões deveriam ser reduzidas de seis para quatro”.

No documento, Sobel especula sobre as consequências da doença da pré-candidata. Dilma poderia estar bem mais doente do que foi revelado publicamente, o que seria pouco provável. Outra possibilidade seria a doença piorar, inviabilizando sua candidatura. Finalmente, Dilma poderia reagir bem à quimioterapia e se recuperar do câncer. O embaixador via essa possibilidade como a mais provável – foi o que acabou acontecendo.

“Alguns analistas notaram que uma ‘vitória’ sobre o câncer jogará a seu favor e impulsionará a imagem de uma lutadora e vencedora. Mas se ela parecer fraca e derrotada, os eleitores vão minguar”.

Caso de Dilma não pudesse mais ser a candidata, Sobel faz outra uma lista de cenários possiveis.

No primeiro, o candidato do PT seria Antônio Palocci ou Gilberto Carvalho. No segundo, Aécio Neves se mudaria para o PSB ou o PV e poderia ser o candiato com apoio petista. E finalmente, Sobel reproduz especulações sobre um terceiro mandato de Lula, ouvidas em especial do deputado federal PPbista George Hilton.

“A doença de Rousseff mostrou uma vulnerabilidade do PT que não existia alguns anos atrás, quando podia indicar diversos governadores e congressistas como estrelas do partido. Essas estrelas por uma razão ou por estão apagadas e o partido adotou Dilma Rousseff, a escolhida de Lula, seu maior líder, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença”, conclui Sobel.

Jornalistas

A embaixada acompanhou com informes regulares a contagem regressiva para a campanha eleitoral. Em outubro de 2009, a conselheira Lisa Kubiske já arriscava palpites sobre o pleito brasileiro. Um telegrama confidencial do dia 21 alertava Washington: “fiquem ligados!’

Nele, Kubiske dizia que o resultado dependeria da capacidade de Lula de transferir sua popularidade a Dilma, “ao mesmo tempo permitindo que ela se distingua como uma figura presidencial viável”.

Kubiske aponta em diversos telegramas a “falta de carisma” de Dilma.

Em fevereiro de 2010  ela conta que Dilma encostou em Serra nas pesquisas, e descreve a opinião de diversos jornalistas consultados pela representação americana.

“Os críticos mais ferrenhos de Rousseff frequentemente enfatizam que a campanha na TV e os comícios vão matar a sua candidatura”, afirma Kubiske, citando o apresentador da Globo William Waack.

Waak teria dito que em um fórum com empresários, Aécio Neves teria se mostado “o mais carismático”, Ciro Gomes “o mais forte”, Serra “claramente competente” e Dilma “a menos coerente”.

“Outros críticos usam um argumento mais sutil, dizendo de maneira racional que o desejo do Brasil por continuidade depois de anos de progresso na verdade beneficia Serra, visto como mais provável a seguir o caminho econômico iniciado por Cardoso e seguido por Lula”, escreveu Kubiske.

Bizantino

Os relatórios enviados pela embaixada americana em Brasília sobre as eleições foram muito apreciados em Washingon. Em um telegrama de 23 de abril de 2009, Clinton agradece pelo informe “estelar” sobre o candidato do PSDB José Serra.

Em outro telegrama, datado de 24 de julho, Clinton explica que as informações sobre Dilma foram usadas em reuniões de “briefing” com o alto escalão do governo dos EUA, inclusive o secretário do Tesouro Timothy Geithner. Hillary finaliza agradecendo o assessor para assuntos políticos Dale Prince por esclarecer sobre o sistema político brasileiro, “frequentemente bizantino”.

Anúncios

56 Respostas para “Dilma Rousseff, na saúde e na doença

  1. Parabéns pelo seu trabalho Natália. Jornalistas honestos e íntegros no Brasil são raros. Continue assim.

  2. Arthur Maciel

    Primeiramente, Dilma era apelidada pelos militares, de “a papisa da subversão” (Figueredo, Lucas, 1968 Olho por olho: os livros secretos da ditadura/ Lucas Figueire. – Rio de Janeiro: Record, 2009.), nunca de Joana D’arc (talvez sim os torturadores no ato do clima). Mas na caserna era a papisa. No Brasil livre e democrático, ela é presidenta da república pelo voto do povo.

    Tava tudo só escandaloso quando começou, mas já tão falando do Serra – “depois a gente muda o modelo do pré-sal” – montando esquema com a indústria do petróleo dos EUA.

    Tem o Waack citado numa conspiração do silêncio.

    O que eles vão falar do quê ainda se tem pra dizer?

  3. Para Todos,

    Por que vocês não param de ficar aqui se degladiando e fazendo “pseudo ativismo político”, com discussões de defesa e ataque ao PT ou ao PSDB, e saem as ruas para realmente mudar o mundo e a sociedade a volta?!

    Ficar em casa, no computador, falando mal do PSDB, do PT, do Lula e do FHC não vai resolver NENHUM dos inumeros problemas que nosso pais vive. Então, parem de ficar fazendo campanha online e vão ler, estudar e viver. Pois é vivendo e mudando o dia a dia que podemos tornar o Brasil um país melhor e o mundo um lugar melhor para nossas vidas.

    Sem mais.

    • Caro Pseudo Brasileiro:
      Acredito que uma coisa não exclua a outra, como você não me conhece e, imagino que a maioria das pessoas que fizeram comentários, gostaria de te informar, que ao contrário do que imagina faço muito pelo meu país, sou professora de história em escolas “públicas” por vocação, tenho duas outras formações universitárias, e optei por esta, que me permite inclusive estudar muito, além de pós-graduada, viajada, mãe, mulher, resolvida e etc., etc… Então não vem com este discurso de quem não tem lado, que não cola.
      Alias meu Caro, Ativismo Político (1. Fil. Doutrina ou conjunto de princípios segundo os quais se deve buscar a transformação da realidade por meio da ação, da prática efetiva, em lugar de se dedicar à mera especulação teórica), é um método utilizado pelos Grandes Políticos, Grandes Estadistas, por intelectuais, por todos aqueles que querem debater suas ideologias, “com paixão”. Se você conhecesse a História, saberia que Nações foram construídas assim.
      Abraços fraternos

  4. Interessante eu não me surpreender com um diplomata americano classificar William Waack como “ferrenho crítico” de Dilma Roussef.

    Mas o mais interessante e feliz foi saber que ele é fonte de opnião para o governo americano. E extrememente feliz em se ter ao menos a percepção de que as opniões deste jornalista de triste idéias e equivocados atos são levantadas em conta.

  5. Prezado Claudinho.
    Mesmo que apareça um grande furo de reportagem comprovando o envolvimento do presidente Lula sobre o envio de Urânio para o Irã , com certeza o Lula vai dizer : EU NÃO SEI DE NADA, NÃO VI NADA E NADA SEI .
    kkkkkkkkkkkk

  6. Caríssimo Lucas:
    Pelas suas colocações percebi o quanto você é leigo, ou melhor, pra ser mais precisa, não entende nada de Direito Internacional, de Relações Internacionais, de concessão de Asilo político, tudo bem que requer um pouco de estudo, mas na net encontramos bem mastigado. Outra coisa, leia um pouco de História, pesquise como funciona esse controle da mídia em países como EUA, França, entre outros, que a muito já existe, (aliás, pelo que percebi você nem sabe qual é a discussão em torno do controle da mídia), você simplifica muito as questões, é como se o mundo tivesse surgido o dia em que você nasceu meu querido, até “professores de Deus” como você tem que estudar um pouco antes de dar opiniões que envolvam questões de Estado, pra não falar tanta bobagem.
    Renata

  7. cabra da peste

    Afinal de contas, temos pseudo-jornalistas brasileiros que podem ser agentes da CIA ?

  8. É impressão minha ou tem pessoas confundindo opiniões pessoais de embaixadores e integrantes do governo norte americano com verdades incontestáveis… “… a verdade virá sobre o governo Lula…”
    Não gostaria de parecer petista, ou lulista, ainda mais que não sou filiado a nenhum partido, e se fosse não necessariamente seria no PT. Mas… é obvio a superioridade geral do governo Lula quando comparado aos das últimas décadas (não vivi no tempo de Getúlio, por isso não digo que Lula foi o melhor presidente que o Brasil já teve). Ainda mais se comparar com o governo da elite subalterna FHC, estudem um pouco e verão quem decidia parte (acredito que grande maioria de assuntos estratégicos)… Ou acham que o FMI, BID, etc, são banquinhos bondosos, que querem ver um mundo justo? São iguais ou piores que agiotas, se for preciso matam mesmo… Acreditem, não é teoria da conspiração, é fato, estudem e verão sobre o que falo.

    Outra coisa é: Se o Lula teme o Wikileaks porque foi um dos únicos chefes de estado a defender a libertação de Assange? E ainda alfinetar a hipócrita mídia pelo fato de ela falar tanto na liberdade de expressão (o que na verdade falam é liberdade empresarial) e agora não se manifestar contra uma prisão arbitrária, com fatos claramente inventados?

  9. Eu e o outro internauta (Augusto) continuamos sem saber contudo o que quer dizer a referência ao “bizantino”. Natalia, vc poderia nos explicar?

  10. Claudinho Valença

    ESTROU DE ACORDO COM O LUCAS !

    Olá para todos.
    Foi noticiado em todo o mundo, que Evo Morales e seu chefe Hugo Chávez , enviaram Urânio para o Irã , para enriquecimento para fins de produção da Bomba atômica .
    Segundo informações, a procedência desse Urânio foi do Brasil.
    Será que Lula também contribuiu de alguma forma direta ou indireta para ajudar seu amigo ditador do Irã ?
    Quem sabe se o WikiLeaks não tem documentos para revelar sobre isso para desmascarar de uma vez por toda o Lula da Silva.
    Sinceramente, quem mente uma vez, mente outras, e Lula tem sido eficiente nessa arte da mentira por isso não acredito mais no presidente.
    Na época do mensalão, ele jurou de pé juntos que nada sabia sobre o mensalão, nesse ano em depoimento acabou revelando que sabia tudo.
    Um mentiroso e cara de pau pelas inúmeras besteiras que fala para chamar atenção da imprensa.
    Não duvido nada que ao ficar fora da presidência, ele irá abrir a boca por muitas vezes para falar Muita M… Só para chamar atenção da mídia a qual ele muito a critica, mas não vive mais sem ela.

    • “Foi noticiado em todo o mundo, que Evo Morales e seu chefe Hugo Chávez , enviaram Urânio para o Irã , para enriquecimento para fins de produção da Bomba atômica .
      Segundo informações, a procedência desse Urânio foi do Brasil.”
      HAHAHAHAHHAAHAHHAHAHHAHAHHAHAHHAHAHHAHAHAHHAHAHHAHAHHAHAHAHHAHAHHAHAHHAHAHHAHAHHAHAHHAHAHAH
      Cara, vc me fez rir muito. Essa nem Olavo de Carvalho poderia inventar.
      Me fez rir depois de um cansativo dia de trabalho.
      Muito bom !

  11. Democracia no Brasil é um blefe. Aliás, a inteira república é um blefe.
    .
    Os brasileiros fazem questão de relembrar os acontecimentos de 64, esquecendo que a nossa república nasceu de um golpe militar, tendo a frente o Deodoro, usado como “bucha de canhão”… boneco de ventríloquo. Aliás, um golpe, já naqueles tempos, financiado pelos EUA (basta dar uma olhada na bandeira dos novos republicanos para entender o que digo).
    .
    Depois do golpe, deram um contra-golpe nos golpistas. Em seguinda um contra-golpe nos contra-golpistas. Em 64 veio o contra-golpe nos contra-contra-golpistas para, no final, devolverem tudo aos primeiros, ou melhor, à versão “tupamara” dos primeiros. Parece que essa ciranda não irá terminar nunca, no país do FEBEAPA.
    .
    Foi a partir daquele dia, em que o “boneco de ventríloquo” Deodoro assinou a famigerada ata, que o país passou a ser dividido entre as famílias poderosas republicanas. Os cofres foram esvaziados, a educação iniciou seu processo de sucateamento, a saúde começou a ser fruto do descaso e as favelas cresceram como ratos, e nasceram as grandes empresas e bancos privados, tudo construído com o dinheiro que roubaram da nação. A corte foi para Brasília e a plebe ignara é contida e manipulada com esmolas, estas pagas pelos que trabalham de verdade. Uma compra de votos e nepotismo oficializados.
    .
    Essa é a sua república e assim irá continuar, até o dia em que você diga basta e ponha todos (EU DISSE TODOS) eles prá correr. Inclusive os malditos omissos, que mesmo não roubando, preferiram se calar como covardes que são.

  12. haters will always hate…

  13. Pingback: Dilma Rousseff, na saúde e na doença (via Natalia Viana) | Beto Bertagna a 24 quadros

  14. Pingback: Dilma Rousseff, na saúde e na doença (via Natalia Viana) | Beto Bertagna a 24 quadros

  15. Agora só falta as Reinaldetes dizerem que o Assange defende o Lula. (risos incontroláveis – burrice não tem limite)
    A questão é:
    Corrupção não nasceu no Governo PTtralha, mas foi exposta no governo de Lula.
    Mensalão sempre existiu… olha o FHC falando sobre isto(e o melhor, ele diz que as compras de voto sempre existiram e que no caso da reeleição veio do Acre):
    http://veja.abril.com.br/multimidia/video/compra-votos-reeleicao
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/pre_mer_voto_1.htm

    A impressão que fica é que tentaram derrubar o Governo atual.

    • Jose carlos de mores pires

      Não é apenas impressão, é fato colega Paulo.
      A história do mensalão foi pra derrubar o Governo Lula. Mas ão derrubaram em um golpe, usaram a teoria do sangramento. E isso vai ficar na história do país, em qualquer esquina que voce vá, tem alguem dizendo, Lula é mensalão, a corja do PT, Zé Dirceu, etc. É o que a oposição e a grande mídia conseguiram fazer.
      “Nunca na história desse país, um governo apanhou tannto como esse“

  16. Vou me expressar como nos posts de futebol:

    He he he he he he he!!!!!!

    Esse Lucas quer mesmo é que o time dele ganhe, nem que seja com gol de mão;

    Confundir divulgação de documentos disponíveis com opinião é coisa de otário mesmo.

    Que faculdade ele faz mesmo?

    Me poupe…… VAi procurar sua turma.

    Parabéns ao pessoal de Carta Capital, mais uma vez….

  17. Desculpem a ignorância, mas tá toda imprensa reproduzindo essa coisa de “eleição bizantina” supondo que todo mundo sabe o que isso significa. Eu por exemplo, não faço a menor idéia do que signifca esta analogia.

    • Romero Franceschini

      Poiz e meu amigo Augusto!
      nem vc, nem eu e, acho que ninguem aqui saiba!
      ( O QUE E ELEIÇAO BIZANTINA )
      se manifestem, cultos univercitarios.

  18. “O QUE AINDA NÃO FICOU CLARO”, é aquela denuncia de que o FHC FEZ ACORDO COM A FORD E A CIA em 1969″, e aquela denuncia AQUI MESMO NA CARTA CAPITAL, sobre “A FILHA DO SERRA TER QUEBRADO O SIGILO FISCAL DE MAIS DE 60 MILHÕES DE BRASILEIROS”. Por acaso o WIKILEAKS “SABE ALGO À RESPEITO DISSO”?

  19. Ariadne Jacques

    Lucas,
    Você pode até manifestar sua opinião quanto à lisura de qualquer jornalista, assim como eu faço quando leio artigos escritos pelos articulistas contratados pelo Estadão, Folha, Globo e Veja. Nunca acredito naquilo que eles dizem! Todavia, maifestar um parecer não lhe dá o direito de atribuir à jornalista Natália Viana desonestidade em sua publicação. Ela não está publicando porque estamos todos com dificuldades de ter acesso aos dados, graças às ações de censura das empresas do império. Além disso, não é uma ação muito própria da diplomacia desqualificar qualquer líder político de uma nação amiga, legitimamente eleito pela maioria absoluta de seu povo. Como cidadão brasileiro, você deveria ficar indignado com os comentários dos diplomatas estadunidenses sobre seu presidente, ainda que não tenha votado nele. Ele é seu presidente e pronto! Goste ou não! Portanto, fica na sua, e para de destilar ressentimento e rancor contra aqueles que votaram em Lula, porque é essa é sua verdadeira intenção: seja republicano e viva a derrota com elegância. Senão você terá a opção de ir morar nos EUA. Tenho certeza que lá você será mais feliz. Passar bem!

  20. Fantastico! Se os americanos se atualizam com as ideias de Willian Waak. irão se dar mal e não vão saber nada que se aproveite. lendo e conversando com o PIG(partido da imprensa golpista) que passa o tempo todo explicando porque o desejo deles vai acontecer na realidade os diplomatas americanos vão ficar pior do que naquela retirada na Somalia que ficou famoso e virou filme de sucesso

  21. Leticia martelle

    Para Lula, o Mensalão do PT foi golpe e flou core da imprensa .
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Vejam o flou core do PT : http://video.google.com/videoplay?docid=-5149378938678410302#

  22. Sheldon Cooper P.h.D.

    Dilma é Joana D’arc. E eu sou o vacalista do Restart… Bazinga

  23. Fábio Martinez

    Prezado Lucas,

    Por que será que você não vai até a página do Wikileaks e lê o que quiser? Você prefere a Veja, Folha, Estadão, Globo? Ou está com medo? Só para lembrar, o quarteto fantástico que acabei de citar é que espalha por aí que o governo Lula vai acabar com a liberdade de imprensa. Falta poucos dias para Lula terminar seu mandato presidencial, quem sabe ainda dá tempo! Esse mesmo quarteto, que vive com medo que a liberdade de imprensa seja assaltada, não diz nada sobre a perseguição que Julian Assange, o criador do Wikileaks, vem recebendo, sobre a tentativa de controle sobre o conteúdo, a interrupção da página no servidor, a perseguição política sobre Julian, etc. Na verdade, eles aplaudem esse espetáculo terrorista-autoritário. Pelo visto, você também…

  24. Leticia martelle

    A verdade virá a tona com certeza sobre o governo Lula e suas mentiras .
    Um governo que estimula a propaganda enganosa, mentiras, demagogia, oportunismo e corrupção.

  25. Fátima Alencar

    Revelar apenas documentos light ou que favorece o governo Lula , é muito suspeito sim .
    Afinal esse governo foi alvo de inúmeras denúncias no Brasil, porque será que lá fora seria diferente .
    Também acredito que deva ter vários documentos muito comprometedor sobre Lula e seu governo que realmente tem se revelado o mais corrupto já visto no Brasil.
    Estou com o Lucas.
    Aqueles que vestem a carapuça, é porque no fundo temem a verdade sobre esse governo da propaganda enganosa .
    Quem viver verá .

  26. Como é nojenta a forma de fazer política da direita, mas a americana é a pior por ser hipócrita já que se dizem democráticos. Democracia de merda, pois interferem na democracia alheia. Que povo hipócrita!

  27. Lucas, deixe de ser paranóico.

    O site WikiLeaks é público, aberto a quem quiser entrar.

    Se você está duvidando da honestidade da jornalista, se esse é o seu problema, não se preocupe, a solução já existe.

    Entre você mesmo lá no site da WikiLeaks e leia você mesmo tudo que foi publicado. Você não precisa aguardar que a Natália publique aqui no blog.

    • Concordando com o seu comentário, só posso acrescentar que este é um dos objetivos da organização Wililearks: manter os docs disponiveis para qualquer cidadão verificar e também disponibilizá-los para as mídias tradicionais e as alternativas, enfim, que se possa confontar o fato com as versões publicadas. É só ter diposição e buscar e criar sua opinião com independencia e espirito crítico.

  28. Rafael Barreto

    São pessoas como Lucas Feitosa Maia, incoerentes, escrevem mal o português e falam (ou escrevem) mais do que leem que fazem nós professores de filosofia perdermos a esperança de mudar o modo de pensar dos brasileiros.

    Não vou perder meu tempo com ele, mas um comentário eu gostaria de fazer. O governo mais corrupto que tivemos no Brasil foi o governo Collor, não o governo Lula.

    Abraços.

  29. Cara senhora.
    Espero que seu trabalho não seja de promover o Lula revelando apenas o que lhe convém e lhe favorece.
    Não decepcione seus colegas de trabalho do Bem, seja justa e verdadeira.

  30. Eduardo Coutinho

    Muito bom ver o conhecimento politico do sr. William vaca… Aconteceu igualzinho ele disse que ia …. ops, falhou de novo
    Quanto ao tal Lucas, está nervosinho? crie voce seu fakeleaks baseado nos documentos honestos de Dora Kramer, e seja feliz abraçado com o Tasso numa ilha deserta chamando FHC de “meu heroi”
    Aparece cada um

  31. Lucas Feitosa Maia

    Bom dia senhora Natalia Vieira.
    Cara senhora, se tenho algo que respeito e lutarei como cidadão brasileiro se for o caso para mantê-la , é sem dúvida a democracia a qual duramente conquistada , que de vez enquanto ouvimos que o governo Lula comprometê-la quando tenta controlar a imprensa local .
    Como cidadão comum , fiquei decepcionado com as atitudes contraditórias do presidente Lula sobre o Boxeador Cubano, onde este rapaz pediu ajuda(Asilo Político) a Lula, e Lula injustamente NEGOU e pior estranhamente mandou a policia federal deportá-lo as persa negando-lhe qualquer direito de defesa para se manter no Brasil.
    depois descobrimos que toda esta Arbitrariedade do presidente Lula foi porque tinha recebido ordens expressas do ditador Fidel Castro.
    Também muito mais decepcionado com Lula, fiquei no caso dos presos políticos de Cuba, que inocentemente pediram ajuda a Lula, e Lula também NEGOU, e pior, além de ter negado, os condenou(As Vitimas) e passou a defender o Regime ditador dos Castros sem ter levantado um dedo para tentar ajudar os presos políticos em sua greve de fome.
    Por isso Lula é um contraditório , ele se diz apreciador e respeitador da democracia e direitos humanos, mas na pratica , e na hora do vamos vê ele se revelada um homem com atitudes negativa.
    Outro caso do nosso presidente contraditório, é sobre seu apoio ao terrorista e Assassino Cesare Batisti o qual ele protege e dar abrigo no Brasil, mesmo sabendo que a maioria dos Brasileiros contestam. .
    Sem falar de seu apoio a ditadores do tipo que apedreja mulheres até a morte.
    Somando isso a outras muitas atitudes negativas de corrupção durante seus 8 anos de governo as quais tem sido decepcionante por parte de Lula como por exemplo a que seu governo tem se revelado o mais corrupto já visto no Brasil, ele deixa para mim, a imagem de um demagogo, contraditório e oportunista ingrato que deixa um governo conhecido côo o mais corrupto já visto no Brasil.
    Enfim, tenho esperança que a senhora não seja o que estão dizendo no Twiter(Parcial ao Governo Lula) , espero que a senhora seja corajosa e justa , e mantenha sua imparcialidade doa a quem doer independente de governo ou político e partido.
    Desejo-lhe boa sorte, e peço que caso tenha documentos reveladores que mostrem os podres do governo Lula e do próprio, faça um favor ao Brasil e ao mundo , mostre-os sem medo de se feliz.

    Abraços e boa sorte para a senhora.
    A nossa esperança e que ainda temos o lado do bem, que é parte da imprensa que sempre teve o compromisso certo de revelar o que é preciso doa a quem doer.

    Lucas Feitosa Maia
    28 anos
    Bancário

    P.S. Confio em seu trabalho imparcial e deduzo que a senhora não é o que dizem no Twiter , acredito que seja uma mulher de coragem e imparcial onde fará a e verdade prevalecer doa a quem doer..
    Boa sorte!!!

    • Prezado LUCAS! Lamentável êsse seu posicionamento! Até parece que o Sr. não é patriota !! Nem Brasileiro e que trabalha para uma corja de safados de YANQUES !! No rs temos uma Governadora do PSDB que é uma calamidade e um caos para nós Gaúchos !! Ainda bem que Ela ficou narabeira nas eleições !! Ela está envolvida em vária s falcatruas que é uma vergonha !!

    • FranciscoLima

      Você é funcionáriodo governo dos EUA ou sobrinho do Agripino Maia?

    • Romero Franceschini

      Meu caro Lucas!
      devo imaginar entao, que vc tambem contest as pesquisas, realizadas em novembro deste ano, pelo IBGE, e da DA FOLHA, que apontao em mais de, 80%
      o nivel de aceitaçao do governo Lula, indecie nunca antes obtido, por nem um outro governo, onde estara a verdade? em vc? ou, em nos milhares, que participarao da pesquisa?
      Sem ofenças! apenas uma pergunta, acho eu que justa.

  32. Oi Lucas,
    Li seus posts e acho que cabe uma explicação.
    Veja, toda a proposta do WikiLeaks e publicar os documentos na íntegra, para que sejam lidos e estudados e também usados pelo público para fazer o seu próprio jornalismo. É isso que estamos tentando fazer.
    O problema, como eu já mencionei, é que o site do WikiLeaks está com dificuldades técnicas. Ainda estou lutando desesperadamente para poder colocar esses documentos de hoje no ar, mas, por enquanto, o que temos para vcs pesquisarem são os documentos de ontem – sobre mudanças climáticas. Estão em http://wikileaks.ch/origin/82_0.html .
    Abs,
    Natalia

    • Natália, parabens pelo trabalho fantástico que vc esta realizando com coragem , determinação e ‘profissionalismo. Obrigada !!!!

    • Mário SF Alves

      Pois é, Natália, você presta esse valoroso serviço, de notável relevância no processo político. Um serviço que demanda toda atenção, que envolve tradução, interpretação, e, porque não dizer, risco também e, aí, do nada, sem mais nem porque, vê-se questionada na sua integridade profissional. Li a resposta que você deu ao Lucas. É elegante, discreta, atenciosa e demonstra o quanto já superou a mediocridade reinante. Parabéns, mais uma vez! O que surpreende é que pessoas que jamais se dariam ao trabalho de traduzir os cables. Democracia é só democracia quando é democracia para uns poucos aristocratas das mega-corporações repressivas e/ou (des) informativas. Aqui – Carta – tem democracia, aqui tem liberdade de expressão. Seria bom conferir se ela existe também lá no blog do “jênio” vejista.

  33. Lucas Feitosa Maia

    Porque a senhora Natalia Vieira , só estar revelando os documentos de revelações leves que se referem ao governo Lula ?
    Porque não tem coragem de revelar os documentos que DENUCIAM coisas graves que podem causar muita repercussão e polemica ?
    Porque a senhora tem medo ?
    Eu e alguns amigos da Faculdade estaremos enviado e-mail para a imprensa Local e internacional para apurar sobre essa denuncia de parcialidade.
    A comunidade no Twiter que fez a denuncia, também vai se manifestar sobre esta estanha atitude de tanta proteção para com o presidente Lula e seu governo que se revelou o mais corrupto já visto no Brasil
    Lamentável, esta parcialidade vergonhosa.

    Abraços,
    Lucas Feitosa Maia
    P.S. Por isso o Lula estar retribuindo com seu apoio .
    Suspeito, muito suspeito!!
    Algo é certo, a verdade sempre prevalece !!!

  34. Lucas Feitosa Maia

    Porque a senhora Natalia Vieira , só estar revelando os documentos de revelações leves que se referem ao governo Lula ?
    Porque não tem coragem de revelar os documentos que revelam coisas graves que podem causar muita repercussão e polemica ?
    Porque a senhora tem medo ?
    Lamentável, sua parcialidade .

    Abraços,
    Lucas Feitosa Maia
    28 anos
    Bancário .

  35. José Luiz A. Neto

    A capacidade dos agentes americanos interpretarem o mundo real de países em subdesenvolvimento é nula. Eles ainda se cercam de políticos e jornalistas de direita. Eles ouvem o mesmo do mesmo. Escutar as interpretações de William Waack é dose para elefante.

  36. Lucas Feitosa Maia

    DENUNCIA !

    O Por que !?
    Porque a jornalista brasileira Natalia Vieira que estar responsável em divulgar documentos reveladores através do Wikileaks de contudo grave sobre o governo Lula, e principalmente sobre o próprio Lula tem evitado divulgar documentos comprometedores ?
    Ela tem rabo preso ao governo Lula ?
    Ela deve favores ao Governo Lula ou ao próprio Lula ?
    Ou será simplesmente medo ?
    Estive vendo na comunidade do Twiter que muitos tem dito que a jornalista tem documentos com denuncias graves sobre Lula e seu governo , mas não o divulga por motivos os quais os brasileiros ainda desconhecem.
    Porque senhora Natalia Viera , porque !?
    Isso tudo cheira mal, muito mal proteger alguém que todos sabem que tem feito de seu governo o mais corrupto já visto no Brasil.
    Proteger alguém que embora se diga a favor da democracia e dois direitos Humanos, na pratica os desrespeita como foi assim nos casos do Boxeador Cubano , dos presos Políticos e de seu apoio a ditadores do tipo que apedreja mulheres até a morte.
    Porque a senhora proteje tanto o presidente Lula e seu governo, o qual abriga e protege a contra gosto dos Brasileiros um assassino e terrorista chamado Cesare Batisti .
    Porque Senhora Natalia Vieira a senhora não coloca em públicos os documentos que vão mostrar quem é Lula de fato.
    Por isso que Lula estar tão preocupado em defender Wikileaks , talvez com isso ele tenta se mostrar amigo para que vocês sejam benevolentes não revelando o que o mundo precisa saber sobre ele e seu governo corrupto .
    Dizem no twiter que são várias coisas como gafes, injustiça, prepotência, corrupção, e as mentiras já conhecidas desse governo da propaganda enganosa.
    Votei no Lula, mas isso já mais acontecerá outra vez.

    Abraços,

    Lucas Feitosa Maia
    28 anos – Bancário
    Salvador-Ba – Brasil ..

    • Meu Deus, este cara foi desmamado ouvindo o PIG!!

    • sr. Lucas:

      Perguntar não ofende: Por acaso o sr. é parente do Agaciel?

    • O Lucas deve ser filho do Reinaldo Azevedo…

      • Mário SF Alves

        Do Reinaldo, só? Creio que não. Suspeito que a mãe seja uma ideologia wash brain, recentemente descoberta e já batizada de olavisse aguda. Se for isso… é pena, não tem jeito, o ovo vai gorar! Seja como for, a esperança é a penúltima que morre. Aliás, tem jeito sim. Ouvi de um cientista aí, badalado nos quatro cantos do mundo, que uma das primeiras tarefas a que devemos nos propor é a superação da mediocridade. Pensou em alguém? É ele mesmo, brasileiro, torcedor do porco, um dos maiores neuro-cientistas do planeta. Vida longa Nicolelis!

      • Caro Lucas:
        Ou seria porque o nosso presidente não tem mais o que fazer? Daí o Assange o contratou!
        Diz-me uma coisa, a Bahia sempre esteve entre os Estados mais pobres e atrasados da Federação, será que a culpa é de quem? Até pouco tempo atrás quem mesmo governava a Bahia? Qual oligarquia mesmo? Já sei! Os Santinhos Imaculados contra a Corrupção. O Estado esteve há poucos dias no noticiário, vários prefeitos acusados de desvio de dinheiro da merenda escolar, veja bem, merenda escolar, eu não vi nenhum politico petista preso, e mesmo pertencendo ao governo mais corrupto, né?
        Como diz o ditado: “Em terra de cego”.
        Outra coisa: porque vc não faz um blog e disponibiliza pra gente esses tais documentos (Lula)? Você pareceu dominar vários temas, é coerente, honesto, não sei o que esta esperando.
        Abraços fraternos
        Renata

    • Este cara, sofreu uma lavagem cerebral…deve ser filho que chocadeira como se diz no nordeste. Desculpem o desabafo, mas o mundo precisa de gente com valores elevados, e quando surgem pessoas traduzindo este estado de espirito em ações que possam tornar este planeta um lugar melhor para se viver, surge um cara, transloucado querendo desclassificar a todos. É repugnante.

  37. Pingback: WikiLeaks: EUA seguem ditadores e tratam Dilma como a “Joana D’Arc da Subversão” | Conversa Afiada

  38. Pingback: Site do Bareta» » Wikileaks divulga mais relatórios sobre o Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s