América Latina

Pra quem quer acompanhar em primeira mão a o material do WikiLeaks, não esqueçam de visitar a página (http://wikileaks.ch/cablegate.html)  e dar um clique em Latin America. Tem matérias novas, exclusivas, (quaaase) todo dia.

Pra quem não viu, uma reportagem descreve o documento em que os americanos prevêem um ano dificil para Manoel Zelaya, então presidente de Honduras – exatamente no ano do golpe.

O embaixador americano em Tegucigalpa,  Charles Ford, não sugere desestabilizar o governo de Zelaya, mas deixa claro que, na sua visão “Zelaya não tem amigos de verdade fora da sua família, jáque ele ridiculariza publicamente os seus aliados”  e que “estrategicamente ele está sozinho”.

Leia  a íntegra, em inglês, aqui.

Outra reportagem narra a crescente tensão entre o governo colombiano e os indígenas. Cada vez mais, as comunidades nativas estão sendo massacradas na guerra entre as Farc e o exército.

Em setembro deste ano, o Departamento de Estado americano certificou o congresso de que o exército colombiano estava respeitando os direito humanos (para justificar os populdos fundos destinado a ele). Porém, um telegrama da embaixada em Bogotá enviado em 12 de fevereiro de 2010 prova que Washington sabia que civis estavam sendo feridos por nconta de operações militares.

O telegrama (click here)  conta que no dia 30 de janeiro de 2001, um ataque aéreo feito pela força aérea colombiana perto do território indígena Embera – Katio atingiou e feroiu gravemente não un integrante da guerrilha, mas um casal com um bebê de 20 dias.  Para ler a reportagem no original em inglês clique aqui.

Sobre a triste situação dos índios  na Colômbia, escrevi uma longa reportagem no ano passado para o Opera Mundi. Quem se interessar, está nesse link.

Anúncios

6 Respostas para “América Latina

  1. Poxa, que gentil esse O.E. Parece um Tântalo!

  2. Seria bom colocar aqui mesmo a resposta porque todo lugar que eu pesquisei sobre Nióbio diz que ele é usado principalmente em ligas de aço. Agora fiquei curioso!

    Parabéns pela cobertura, Natália! Esse blog tem sido meu principal meio para acompanhar o CableGate.

  3. MUITO BOM! Agora, com o link para os cables, todos podemos ler tudo. ÓTIMO! 😎

    • O nióbio é utilizado para se fabricar mísseis, bombas, aviões, foguetes, etc; razão pela qual é de vitar importância ao governo americano, maior produtor de armas e equipamentos do mundo. O Brasil produz 75% de todo nióbio do mundo.Se o Brasil se preucupasse com isto, poderíamos usar isto para pressionar os EUA e náo o contrário. Estariam em nossas mãos. Infelizmente, nossos lesapátrias, independente de partido, entregam riqueza como esta de mãos beijadas.

  4. Senhor O.E,

    Agradeço pelo toque, já retirei essa informação. Seria de grande utilidade se o senhor colocasse aqui, nesse espaço aberto para discussão, o seu conhecimento sobre o nióbio. Assim, todos poderiam aproveitá-lo.
    Um abraço,

    Natalia Viana

  5. Na matéria “Brazil – A lista secreta de compras do império” a senhora se engana redondamente ao dizer que “nióbio, usado orincipalmente em ligas de aço.”
    Sugiro que vá estudar um pouco sobre o nióbio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s