Agora, para o mundo

Passadas as primeiras semanas da divulgação do Cablegate, cerca de 1,400 telegramas das embaixadas americanas já foram divulgados no site do WikiLeaks. Mas ainda é muito pouco.

A decisão de procurar grandes veículos de comunicação como parceiros para o lançamento do Cablegate não foi tomada sem muita discussão.

Essa estratégia só foi adotada este ano, para o lançamento dos documentos sobre o Afeganistão e o Iraque. E olha que o Wiki já existe desde 2007 e revelou documentos importantes sobre a máfia russa, o governo chinês, a política de extermínio no Quênia, corrupções de ONGs, envio de lixo tóxico pelo Reino Unido até a Costa do Marfim… (clique aqui para ver uma lista do que já foi publicado)

Acontece que esses jornais ajudam a checar e a respaldar o material. Em especial, os veículos têm sido muito eficientes em verificar a segurança dos documentos. Ao contrário do que tem dito o governo americano, cada um dos 250 mil telegramas a serem publicados pelo WikiLeaks têm que ser revisados para que sejam retirados os nomes de fontes que podem sofrer ameaças ou correr perigo.

Mas agora está na hora de ampliar essas parcerias. O Brasil tem sido privilegiado, pois é o único país além daqueles atendidos pelos 5 grandes jornais que tem recebido documentos. Ao mesmo tempo, nos aflige ver que os vizinhos bolivianos e colombianos, por exemplo, só tiveram acesso a documentos selecionados pelos veículos europeus, com sua visão de europeus.

Por isso queremos entrar em contato com veículos latinoamericanos. Estamos também discutindo a possibilidade de trabalhar com veículos alternativos nos outros países da América Latina (fora o Brasil).  Tudo isso significa um trabalho enorme, tanto para garantir a segurança dos documentos como para gerenciar a sua publicação.  As discussões têm sido muitas e longas.

Mas por ora, peço ajuda aos internautas. Estamos elaborando uma lista de sites e veículos alternativos que podem ser parceiros na América Latina (e também em outras partes do mundo). Quem tiver alguma dica, por favor mande para nós!

Anúncios

17 Respostas para “Agora, para o mundo

  1. CMI Brasil – http://www.midiaindependente.org/
    CMI internacional – http://www.indymedia.org/
    Tem uma politica parecida com a do Wikileaks, formado apenas por voluntários que se organizam em coletivos horizontalizados, e com atuação em todo o mundo. Não tem o poder da grande mídia, mas é combativo, crítico e não tem rabo preso e idealista.

  2. Conte com o meu blog

  3. O site http://www.cartamaior.com.br tem parceria com vários meios de comunicações da América Latina e poderia ajudar nessa aproximação.

  4. Alguns veículos mais a serem considerados:

    Adital
    Agencia Boliviana de Información
    Agencia Venezolana de Noticias
    Alainet
    Brasil de Fato
    Cambio
    Granma
    Latino Americano
    Pátria Latina
    Prensa Latina
    resistir.info
    Radio Nacional de Venezuela
    Telesur

    Os links podem ser encontrados em:

    http://www.casadaamericalatina.org.br/?q=node/14

    Boa sorte!

  5. Um site EXCELENTE eh o da Adital http://www.adital.com.br/ que publica em portugues e espanhol noticias de toda a America Latina. No link Quem Somos vc tem os nomes, e-mails e o endereco com telefone da Adital no Ceara.

    eles fazem parte da Altercom, assim como eu, o pessoal da Revista Forum, da Caros Amigos e da Carta Maior (que, alias, tem convenio com o Pagina 12 da Argentina).

  6. Telesur! eu acho que a telesur seria ideal. Eles tem jornalistas de varias partes do continente latinoamericano que poderiam estar representando esses paises. Se voce quiser posso passar contato direto com a telesur.

  7. Caríssima jornalista,

    Estou atuando como responsável pela Mídia Eletrônica da Casa da América Latina, e gostaria de oferecer apoio no que for possível para a publicação dos valiosíssimos documentos.
    Nossa entidade tem como um de seus principais objetivos a integração dos povos latino americanos, sempre nos norteando pela luta anti-imperialista. Entendemos que a atuação intervencionista do governo dos EUA cumpre um papel divisor e repressor na parte centro-sul do nosso continente. Por esse motivo, nossos objetivos se fundem harmonicamente no caso deste vazamento específico.
    Já consultei a secretária-geral de nossa entidade, que se mostrou tão entusiasmada quanto eu no sentido de fazer coro a esse grande vazamento que joga luz nas trevas das atuações nada diplomáticas da dita diplomacia estadunidense. Compartilhamos solidariamente com vocês a esperança de que prevaleça da verdade. Compreendemos e concordamos com a preocupação de os tradicionais meios da imprensa estarem divulgando apenas parcialmente e seletivamente os documentos.
    Gostaríamos de te convidar para participar de uma de nossas reuniões de diretoria. A próxima irá realizar-se amanhã (quarta-feira), no Rio de Janeiro.

    Sinta-se livre para visitar nosso site, os amigos são sempre bem vindos à nossa Casa!

    Com os mais sinceros cumprimentos,

    Gustavo Marun.

    http://www.casadaamericalatina.org.br/

    casa.america.latina@gmail.com

    (21) 2262-8791

  8. Luther Blissett

    Que tal o Centro de Mídia Independente?
    Eles se articulam em rede, e possuem coletivos em boa parte da América Latina, pode facilitar a pesquisa sobre os cabos!

  9. acredito que existem muitos veículos querendo fazer tal parceria e não entendo o porque deles não terem procurado você e a Carta até o momento, mas alguns nomes que acredito valerem a pena somar nesse esforço são:

    http://www.esquerda.net/ – já fazem
    http://www.rebelion.org/ – já fazem
    http://www.ihu.unisinos.br/
    http://www.puntofinal.cl/ – chile
    http://www.diarioliberdade.org/ – galícia
    http://www.prensalatina.com.br/ – cuba
    http://www.jornada.unam.mx/ – méxico
    http://www.voltairenet.org/pt – vários
    http://www.avn.info.ve/ – venezuela
    http://www.uypress.net/index_1.html – uruguai
    http://www.vermelho.org.br/
    http://www.revistaforum.com.br/

  10. acho que um bom contato seria a TAL (tal.tv) que trabalha com TV publicas latinoamericanas. se quiser, tenho contato com eles. me escreve que te passo. beijoca!

  11. Luiz Fernando

    Conforme já citaram nos comentários, sugiro os sites do Luis Nassif e do Luiz Carlos Azenha.

  12. Sugiro os portais de grande alcance na internet, como o do Nassif ou o do Azenha, ou até mesmo o conversa afiada. Eles tem grande repercussão e muitos leitores que a partir dali disseminarão as notícias.
    Pequenos blogs também podem contribuir e desde já me coloco a disposição para ajudar nessa tarefa!

  13. Página 12 na Argentina. La Jornada no México.

  14. Estou organizando em planilhas de Excel os dados da América Latina. Gostaria de colaborar sugerindo cables e os traduzindo.

  15. Renan Perondi

    Na Argentina temos o jornal Página/12.
    Segue o link:
    http://www.pagina12.com.ar/diario/principal/index.html

  16. Tenho um pequeno blog (www.doutorsujeira.blogspot.com) e acho que vcs deveriam considerar a possibilidade de utilizar redes de pequenos blogs também.

  17. Cara Natalia, estou a sua disposição no que puder para divulgar e disseminar as informações, gerencio alguns blogs proprios e um canal no livestream
    blogs: Radio corredor NCE. Radio Corredor INCQS, http://www.livestream.com/penosaku

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s