Félix: Brasil tem que se acostumar “com sacos de corpos” voltando da guerra

A frase acima foi proferida pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Armando Félix, para explicar que o Brasil tem que “pagar um preço” se quer ser uma liderança mundial – segundo os telegramas revelados pelo WikiLeaks.

Segundo o relato do embaixador Clifford Sobel, a conversa se deu em janeiro de 2007, como ele detalhou em um telegrama  enviado ao Departamento de Estado às 16:40 do dia 15 de fevereiro de 2007, que será publicado hoje pelo WikiLeaks.

O telegrama secreto descreve um jantar oferecido pelo embaixador a Félix e ao Subchefe-Executivo do GSI, o General-de-Divisão Rubem Peixoto Alexandre.
Na pauta, o pedido da diplomacia para que Félix intermediasse um encontro entre a ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff e o  advogado-geral americano – além da perspectiva do Brasil colaborar com a Otan, aliança militar que inclui países da Europa e os Estados Unidos.

Preço a pagar

“Félix estava relaxado e falando francamente, enquanto Alexandre permaneceu em silêncio durante a maior parte da noite”,  descreveu Sobel. Ele perguntou sobre os benefícios do Brasil colaborar militarmente com a Otan.

“Felix pareceu circunspecto e disse que os brasileiros devem encarara o fato de que ‘um preço deve ser pago’ para obter um papel de liderança global. O Brasil deve estar disposto a modernizar e empregar suas forças em operações internacionais e confrontar a perspectiva de ‘sacos de corpos retornando ao Brasil. Félix disse que, tanto pessoalmente quanto como militar, ele acreditava que era chegada a hora do Brasil pagar o preço e assumir a posição de liderança no cenário global”, narra o telegrama.

O general diz ainda, segundo o documento, que  uma cooperação próxima com a Otan seria vista positivamente pelos militares brasileiros, que compartilham a sua visão.

Venezuela

Durante o jantar o general também teria voltado a falar do seu desafeto Hugo Chávez.

Disse que o venezuelano tinha pouca influência no Brasil, recebendo sempre críticas negativas da imprensa, e que “enquanto os governos vizinhos forem democratizamente eleitos, o Brasil tentará ser compreensivo quanto às suas idiossincrasias políticas particulares”.

Felix, interlocutor  frequente da embaixada, já tinha deixado clara suas diferenças com o governo em relação à Venezuela durante um almoço na residência do embaixador em 2005 – mas disse preferir se manter alinhado com a posição oficial.

Ele também teria reclamado da designação da Região da Tríplice Fronteira como alvo do Hezbollah. Desde 2006 o governo americano menciona possíveis atividades terroristas na tríplice fronteira com o Paraguai e a Argentina em seu relatório anual.

Anúncios

23 Respostas para “Félix: Brasil tem que se acostumar “com sacos de corpos” voltando da guerra

  1. Belicoso de gabinete, com os seus longe das frentes de batalha.

  2. Talvez fosse mais fácil se acostumar, se fossem sacos com políticos, financistas, generais e outros oficiais de alta patente.

  3. São pessoas como este Sr. que ofendem personalidades como Sérgio Vieira de Melo, os que dialogam sempre em busca de paz.
    Empunhar arma, matar e ser morto!

  4. “sacos de corpos voltando da guerra”???…Para com isso General…Viu, chega mais…Vamos tomar uma…tem um samba na área e o mulherio tá chegando!!

  5. Quem autoriza este milico a falar sobre o que o Brasil deve ou não deve fazer?

    OTAN não seria um tratado do Atlântico “Norte”? Querem inventar o quê?

    Em pleno Século XXI ainda tem gente que se presta à lacaio do Imperialismo Americano. Que visão tosca esta.

    E ainda dizem que o analfa e burro é o Lula. Me poupem….

  6. Morre Odair Cordeiro, fundador do PT em Rondônia: http://t.co/ZIgyGEk

  7. Tania Guimaraes

    Eu gostaria de crer que muitos dos nossos pensamentos, ideologias e inspiracoes nos leva a vencer este tremendo capeta (e sou ateia mesmo) que criamos. Sim nos o criamos. Ele nao e novo. ele e sedutor e nos entramos na dele indo dormir, ficando anestesiados. Importamos todos seus ‘pecados’ inconsciente da miseria criada por ele em todo planeta. ele veio de roma e outras partes da europa, rasgando, destruindo, volentando, cometendo genocidios, roubando, currando, escravizando.
    alguns de nos somos resultados de seus capangas. deliramos e ignoramos seu veneno e nos aliamos a ele fielmente.
    sinto muito dizer que as chances de acordarmos a tepo diminiu a cada segundo. o capeta se disfarcou de heroi de ‘salvacao’ e nos engoliu. vamos todos sucumbir com ele. ou viveremos como escravos diceis

  8. Gustavo Ferroni

    Natália,

    Achei que o pessoal pegou muito no seu pé ontem, no ato do Intervozes. Como se a decisão do Wikileaks de trabalhar ou não com a FSP e o Globo fosse alterar o cenário de concentração de poder mídia brasileira.

    Parabéns pelo bom trabalho

    Gustavo

  9. Uma vez reparei, no muro do meu vizinho, uma pequena rachadura. Dela saia uma plantinha que insistiu em espalhar seus galhos, e alguns tinham até flores. As pessoas que passavam nem notavam, mas ela estava lá. Heroicamente.

    Na natureza existe um fenômeno que nos escapa o tempo todo, mas é real. Por mais muros e maior que seja a opressão, por mais que existam filhos da puta que acreditam em sangue derramado (dos outros, claro) sempre vai ter uma plantinha pra dizer que a luz do sol é para todos, e não só para os ungidos.

    VIDA LONGA AOS QUE QUEREM SER LIVRES!!!

  10. Que nojo disto…

    Sério, vocês já viram o depoimento de um veterano em guerras? http://www.youtube.com/watch?v=JFOmnAjk1EQ

    Ahh, visitem também o Movimento Zeitgeist: http://www.movimentozeitgeist.com.br

  11. Mas em Nov. 2010 – o Brasil rejeitou a expancao da OTAN ao Sul Atlantico. O ministro Jobim comunicou a oposicao ao General James Jones “National Security Advisor” na Casa Branca em Washington – e ao Subsecretario de Estado Valenzuela. Mas ainda – num discurso na “Fundacao Konrad Adenauer – Rio de Janeiro” (Partido CDU da Alemanha) – ao ex-diretor do Comite Militar de OTAN, o General alemao Klaus Naumann. O Ministro Jobim: “Nao seremos parceiros dos EUA para que eles mantenham seu papel no mundo”, e “o Brasil e a subcontinente deven constituir um aparato dissuario voltado para ameacas extraregionais que les permitam dizer nao quando deveriam que dizer nao!” — O fato interesante tambem – que 2007 e 2008, que militares importantes foram tranferidos fora da Amazonia devido a suas alertas contra o perigro para a soberania devido as atividades quasi-politicas de ONGs financiadas de EUA e paises da Europa…

    • É verdade, Valéria.
      E tem também, por outro lado, a iniciativa do Governo Português (???) em querer levar expandir a Estratégia de “Segurança” ao Atlântico Sul, baseado num discurso meio frágil de cooperação, etc, etc.
      Essa reação do Jobim, aparentemente, surge no momento em que Portugal começa a tornar pública a sua intenção.
      Dei-me ao trabalho de traduzir um documento do Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança (que estranhamente publica tudo em inglês!!) e que resume essa estória, e mostra, do ponto de vista de uma Portugal integrante da OTAN, a preocupação com a “rejeição” do Brasil ao “diálogo” com a OTAN. O documento é, básicamente, sobre o Brasil, por uma visão de fora. Vale a pena ler.
      Sei não, mas essa estória de OTAN ainda vai dar o que falar
      http://matutei.wordpress.com/2010/12/31/o-que-portugal-realmente-quer/

  12. Parabens, Natalia! Te apoio.
    Uma sugestao: a palavra é… MENSALÃO.
    Os documentos trazem informações valiosas sobre este tema?
    Obrigada

  13. Que pensamento pequeno o desse Jorge Armando Félix. Correspondente ao de quem acha que para ser liderança mundial tem que matar e oprimir, a exemplo dos EUA. Essa ideia patética já devia ter sido aposentada há muito tempo.

  14. Marcos Roma Santa

    Este general Felix é o típico militar de republiqueta de bananas: boquirroto, parlapatão e servil.

  15. Tania Guimaraes

    Vi uma passagem relampago na telepigao USA: Dizia que eles tem a capacidade de derreter, desmanchar qualuqer objeto voador em pleno ar, e em qualqer lugar do mundo. Nao lembro se falaram que era com micro ondas ou com lazer. Nao posso afirmar se e verdade ou se e mais uma dos gringos em querer ferorcar em seu povo a ideia de que sao invenciveis.
    De qualuquer forma USA gasta mais com seu complexo undustrial-militar do que todos os outros paises somados. Isto e incluindo a China e a Russia.
    Aqui esta o grande capeta cristao, que se levantou a 2000 anos atras. Sei que ha muitos outros capetas de outras crenscas e religiao e ate sem religiao. mais este e o capeta cristao que vai acabar com o planeta. Eu nao tenho nenhuma duvida. Cabe a voce brasileiro resistir ou nao pacificamente se recusando a juntar se ao diabo, e fazer alicansa com os demais que tenham as mesmas intencoes.
    E nada mais do que perder tempo e energia com exercitozinhos que podem ser humilhados em dois minutos. Corre! Crie um objeto que possa desviar os missels e os fazerem sair do planeta antes de explodirem.

  16. fabio de oliveira ribeiro

    Os corpos dos generais e dos oficiais das três armas que ainda insistem em defender a Ditadura de 1964/1985 estarão nos sacos que retornarão para o Brasil caso o país tenha que pagar o preço para ser liderança mundial? Se estiverem este é um preço que estou disposto a pagar. E para falar a verdade não ficaria triste se os tais fossem ensacados aqui mesmo. ELES NÃO VALEM NADA, NEM AS BALAS QUE FARÃO OS FUROS NELES.

  17. Não! Não e Não!
    Essa não é a nossa pátria
    a pátria da guerra é outra.
    O nosso pássaro é o beija-flor
    não é a águia!

    Portanto, nada em nós
    justifica matanças!
    Não pensem em mulheres de Atenas
    pensem crianças com fome!

    Não digam que vai por aí
    pois esse caminho mão é o nosso.
    Nossa guerra é contra a fome,
    a miséria, a pobreza e a mentira

    Esse é o páis do 3º milênio
    Pátria amada, Brasil!

  18. Zé Gaudério

    Milico em geral não vale a comida que come já dizia meu pai um carpinteiro honesto e trabalhador. Eles têm um amor desmezurado pelos EUA e sua força militar, talvez por ser uma organização assassina que mata inocentes e ainda faz comentários preconceituosos sobre os pobres mortos.

  19. Prefiro que o Brasil tenha liderança mantendo-se como país Pacifista, sem entrar nessa “onda” de OTAN. OTAN só atrai atentado terrorista para os países que dela participam, ou realizam ações terroristas em países que invadem. É fácil falar friamente de “sacos de corpos”, quando não são os do filho do general.

  20. DIGO NÃO À GUERRA

    E se eu não quizer ir a guerra
    e não acreditar em inventadas histórias
    de fúteis glórias e covardes vitórias?

    Não quero ser herói quando, para sê-lo,
    terei que matar meu irmão
    e matar me dói fundo dentro do coração.

    Eu digo não, eu digo não!

    Não há como ganhar um guerra que não provoquei
    e perder nela minha Alma, atirar longe minha consciência
    e voltar para casa com calma e medalhas de honra,
    quando a desonra me devorará para sempre dentro
    em perpétuo tormento por ter cometido matanças
    e deixado orfãs tantas crianças.

    Não há pátria nem discurso que me convença
    de assinar esta sentença de morte
    e outorgar-me o direito de matar
    quem nem conheço e que nunca
    mal algum me tenha feito
    e cujo único “defeito” ou “delito”
    é ter nascido do outro lado da fronteira
    porém isto não faz de ninguém um inimigo.

    Deponho minhas armas,
    meus escudo, minha lança
    e me recuso a fazer aliança
    com as bestas-feras que vivem
    às custas de guerras e matanças.

    ZENN BELL
    SS 23.11.2010

    http://zennbell.blogspot.com

  21. Estamos no jardim de infância do imperialismo. Chico Buarque estava certo: seremos, um dia, um imenso Portugal. Nossa primeira tarefa é torturar e escravizar o povo haitiano. Nesse dever de casa, o nosso General Cruz já tem três estrelas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s