Fernando Lugo, do Paraguai: se não em um padre, em quem acreditar?

Mais uma materinha no site do WikiLeaks mostrando como os EUA vêem os líderes latinoamericanos.

Um comunicado diplomático enviado pela embaixada em Assunção, capital do Paraguai, logo após a eleição do presidente Fernando Lugo mostra que os diplomatas americanos o viam como um potencial aliado numa região com crescente resistência à influência americana.

O telegrama descreve o passado de Lugo, questiona sobre possíveis ligações com grupos armados, mas no final dá fé das manifestações pró-EUA feitas por Lugo – ele teria dito, por exemplo, que ficou muito feliz por ter sido o representante americano o primeiro a dar parabéns pela sua eleição.

O relatório da embaixada conclui, no final: “se não um padre, em quem podemos acreditar?”. Leia a íntegra da matéria, em inglês, no site do WikiLeaks.

Anúncios

6 Respostas para “Fernando Lugo, do Paraguai: se não em um padre, em quem acreditar?

  1. Eu estou muito ligado em tudo o que tem acontecido entre tecnologia, reistências, ativismo e artivismo. Eu também posso traduzir do francês, do espanhol, do inglês e do alemão. Estou no twitter (chaoticbr), no youtube (chaoticbot’s channel) e tenho um vlog: http//chaoticflux.blogspot.com. Estou realmente querendo participar, nem que seja trocando idéias. Mas parece que as pessoas têm medo de participar ou de aceitar participação.

  2. “[Fernando Lugo] will need more than just a little help from “upstairs” to govern as president” (cable 08ASUNCION358)

    Isso é o que os EUA desejam, e estarão lá de prontidão para dar as suas já conhecidas “ajudinhas”.

    Já quanto a alguns comentários vistos aqui do site beiram o ridículo. Reclamam que o Wikileaks (e por extensão Natália Viana) esconde nomes, não publica certos tipos de documentos, não disponibiliza links para os cabos, etc… Esse pessoalzinho não entende que 250mil documentos não ficam aptos a serem publicados num passe de mágica, ainda mais por uma equipe pequena. Que esconder certos nomes não é censura, é segurança. Que os links sempre serão disponibilizados, apesar do delay.
    Até ontem nunca deram um pio contra a imprensa marrom deste país. Hoje investem irracionalmente contra a maior conquista da internet dos últimos tempos.

  3. Mucho antes que Lugo llegue al poder anuncié que sería una ficha del imperio: todo su gabinete y entorno está constituido por los lacayos de Estados unidos en Paraguay. Ver Aporrea de un mes antes de su victoria electoral:
    http://www.aporrea.org/internacionales/a53579.html

  4. Pois, EUA sempre acredita que os bispos catolicos apoiam os intereses geopoliticos dos EUA. A igreja catolica informa a CIA em todos os paises – isto nao e segredo e documentado. EUA e Alemanha subsidiam a igreja catolica na America Latina – isto tambem nao e segredo. A campanha continua contra o Brasil – nos EUA e Europa sempre tem a figura do bispo austriaco Erwin Kraeutler no Xingu como o propagandista principal: Agora mesmo a Embaixada do Brasil em Berlim/Alemanha recebe MILES de mensagems contra o projeito Belo Monte : A campanha e organicada pelas ONGs com a historia do bispo austriaco que tem agitado contra TODOS os projeitos de desenvolvimento de TODOS os governos do Brasil desde 1970… como o brasileiro precicasse um “pai branco” da Europa como na epoca da colonia! (Veja “Deutsche Welle Belo Monte” – com a propaganda contra o Brasil – transmitida pela radio oficial do governo alemao !)

  5. Confesso,é muito complicado ver as imagens e ler os telegramas.Mas continuo apoiando o Assange,precisamos da VERDADE.Se doer, é sinal que ainda podemos mudar.O mundo precisava de um grande empurraõ e o ASSANGE está fazendo bem o papel(reformador).Wikileaks é uma nova forma de distribuiçaõ de poder…Consegue diluir a informaçaõ e vários grupos.Muito bom.

  6. por que os wikileaks não divulgam os reports diplomáticos anteriores ao fechamento das contas bancárias de 16 representações diplomáticas africanas nos estados unidos? nada sobre a costa do marfim? qualé natália…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s