Feliz ano novo, Hillary

O ano começa com uma visita-relâmpago da secretária de  Estado americana, Hillary Clinton, que veio para a posse da nova presidenta Dilma Rousseff.

Hillary disse que vinha, desistiu, depois resolveu vir e ficou poucas horas no país. Foi a primeira a chegar no coquetel no Itamaraty e a primeira a sair.

“Foi uma das poucas vezes que os Estados Unidos enviaram um secretário de Estado para a posse. Em geral, era enviado apenas um vice-ministro.”, observou Celso Amorim.

Sinal de que o governo americano continua forte na sua estratégia de  gerenciamento de crise depois do vazamento dos documentos do WikiLeaks, que teve no Brasil um forte impacto – o país é o único a já ter recebido documentos.

Estratégia essa que consiste em ignorar as revelações do WikiLeaks, fazendo que não é com eles e negando que tenham agido mal através de seus diplomatas – que fazem lobby, espionam e interferem na política nacional de diversos países. Em vez de mudar a maneira como age no mundo, o governo americano segue buscando apenas calar esssa nova fonte de informação.

Hillary não quis dar entrevistas. Disse só: “Foi ótimo estar aqui. Foi maravilhoso estar no Brasil, Feliz Ano Novo”.

E se foi.

Anúncios

9 Respostas para “Feliz ano novo, Hillary

  1. O “Listin Diario” da Republica Dominicana, ontem publicou um foto dum breve encontro (em Brasilia) de Hillary e Hugo Chavez, cumprimento-se, Hillary com sorrisa de menina boa, e Chavez como cavalheiro de ontem. A direita de Hillary esteve Santos da Columbia e a esquerda Pineira de Chile.

  2. Concordo com as opiniões sobre os motivos da visita da Secretária de Estado e toda influência do wikileaks neste cenário. Mas acho que ninguém há de negar que se ainda fosse a turma do Bush, a visita não teria sido realizada por tamanha representação e importância. Seria bem diferente.
    O tratamento ao wikileaks também seria bem diferente pelo governo republicano. Ninguém sequer iria pedir desculpas. rs

    Também seria inviável o wikileaks se manter na América nos anos 90, em que predominaram as políticas neoliberais. Os governos conservadores, como o atual da Colômbia, são submissos aos Estados Unidos e fazem o que eles mandam. Os governos de esquerda sobretudo do Brasil, da Argentina, da Venezuela, do Equador e de Cuba buscam um país livre e independente.

    A força política destes governos pode significar o sucesso do wikileaks.

    Por último, não teríamos mais documentos da época de Bush, FHC…? Seria democrático pincelar documentos de outros governos do passado não?

  3. Imagina se ela daria entrevista aqui… Eu tinha certeza que ninguém conseguiria questioná-la sobre o que vazou da relação Brasil – USA…

  4. Esta Hillary ficou ofuscada com a DEMOCRACIA brasileira e, deslocada, tratou de ir embora mais cedo.
    A liberdade do capitalismo americano é invadir o Iraque, Vietnam, manter o Centro de Tortura de Guantánamo,…
    Por estas e outras, para mim é uma pessoa inexpresiva que não tem respaldo político nenhum!

  5. A noticia do dia hoje: Patriota falou da “participacao na cupula entre America do Sul e os paises arabes a ser realizada em Lima/Peru em fevereiro…” Um paso mas na “independencia” do Brasil e da America do Sul fora do hegemonio do “Hemispheric Security Leader”… Mas o Brasil tem que ficar muito alerto – os EUA e NATO-Europa irao iniciar provocacoes para desestabilicar a “independencia” diplomatica internacional do Brasil, e a estabilidade politica no Brasil (com ONGs desfarcados como “ambientais” e “direitos indigenas”). Os “wikileaks” somente reportam o que escreviam os diplomaticos – mas nao sabemos o que esta nos cables remitidos da CIA , do U.S. Southcom/4th U.S. Fleet, nem das outras agencias deles com agentes no Brasil… Os EUA e OTAN-Europa (Bretanha, Holanda, Alemanha) financiam MILES de ONGs na America Latina, e centenas no Brasil – com centenas de milhoes de euros e dolares – todo com fim do control geopolitico.

  6. Prezada Natália
    Não entendi a afirmação “…o país é o único a já ter recebido documentos”. Por favor, esclareça-me.
    Castor

  7. Exame de Ordem, injusto e inconstitucional. http://www.mnbdrj.com

  8. Feliz Ano Novo, Natalia!

  9. Como esses estadunidenses são descarados, eles vivem e sempre conseguem obter um grande êxito transformando mentiras em verdades e verdades em histórias de ficção, induzem ao erro, confundem e gostam muito de ficar (tentado) reescrever a história, já até se transformaram “para algumas crianças” em os donos da Amazônia, enfim, eles são ELES.

    E seguindo uma “certa massa” eles têm uma crise estacionada há algum tempo, e nestes tempos de crise nada como ter a impressora de dinheiro, com um simples toque 600 bilhões voando dentro do mercado interno e enquanto isso a crise assolam outros países, mas isso não é um problema deles já o deles é problema dos outros.

    Nestes últimos anos eles perderam uma grande parte da influência que exerciam sobre nós, isso culpa em grande parte desta mídia corrupta, nefasta e racista que existe do lado sul-sudeste do país, os grandes poderosos deste país deixaram de ganhar fortunas com as crises isso faz muita diferença para essa gente. E como sempre todos os governos são corruptos e todos os políticos (99,9%) só se preocupam com os seus próprios interesses seguimos facilitando a vidas destes calhordas, por que o governo que se foi não cobrou a imediata retaliação ganha no antidumping sobre a laranja e o subsídio sobre o algodão, coisas como o Wikileaks mentirosas!

    O bom é que eles não ficaram por muito tempo, já colocaram o rabo entre as pernas e foram lamber suas perebas!

    Provos Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s