Marina Silva: Satanização do WikiLeaks não é a solução

O jornalista Emerson Damasceno, colunista do Terra Magazine, conversou com Marina Silva na Campus Party. Ele perguntou à ex-candidata presidencial o que pensa sobre o  Wikileaks.

“Defendendo um modelo democrático da circulação da informação, Marina foi taxativa no caso Wikileaks: ‘A satanização que vem sendo feita do Wikileaks ou do seu fundador não é a solução, mas sim qual o modelo que garantirá a liberdade de expressão e também o aperfeiçoamento dos governos para proteger informação estratégicas, sem que se criem verdadeiras caixas-pretas, que levam ao descuidado’, disparou Marina Silva” – escreve o jornalista.

Leia o texto completo sobre a palestra neste link.

21 Respostas para “Marina Silva: Satanização do WikiLeaks não é a solução

  1. Maumauquirino

    Como de costume Marina é só blá blá blá,nada de concreto.

  2. A história foi em frente. Temos uma Presidenta eleita democraticamente.
    Agora é partirmos para discutir uma séria Reforma Política e pressionarmos para que o Congresso a aprove.
    Penso que logo a seguir há que se pensar na eleição de uma Assembléia Nacional Constituinte exclusiva e aberta a não filiados a partidos, para que se passe o Brasil a limpo.
    E que venha Marina e seus seguidores e todas as forças políticas progressistas, unidas e solidárias, a um grande debate objetivo e patriótico para que o país avance e se deixe de lado o pensar pequeno, os preconceitos e ódios e os achismos. Vai-se passar quatro anos discutindo quem é mais ética, mais santa, mais isso e mais aquilo? Tem dó, isso é totalmente ridículo. Tanto Marina como Dilma são cidadãs inteligentes e dignas.
    Mas há uma realidade: o povo brasileiro considerou que Dilma era, no momento, a melhor escolha. E ela é a Presidente até 2014.
    Tem sentido passar todo o mandato dela lamentando que ela tenha ganho?
    Vamos então somar, pensar nos graves problemas do país e nas possíveis soluções, sem perda de tempo e deixar de arengas pequenas e mesquinhas, pois a vida é curta para ser desperdiçada com inutilidades bobas.

  3. Natália e leitores,

    Faço aqui uma mea culpa. Reconheço que realmente, fora de um certo contexto a expressão “taxativa” ficou realmente amplificada em minha última coluna, pois a declaração de Marina Silva, foi até amena. Quis comparar com a postura do Al Gore, que havia ouvido falar antes e me havia decepcionado bastante quando imergiu à postura local de entregar Assange e o Wikileaks às barras da Justiça usando uma Lei jurássica do início do século passado. Quem me acompanha as colunas anteriores verá isso, pois tenho uma posição clara quanto à necessidade do Wikileaks. Enfim, agradeço a todos os comentários, que me são sempre enriquecedores.

  4. Natália, parabéns pela iniciativa. Sua página tem ótimo conteúdo e espero que continue.

  5. Quanto à resposta do Sr. Luiz, penso que pelo fato de o Brasil ser um país laico, sua utilização do termo “crentinha”, embora pejorativo, demonstra o exrcício do direito de expressão consolidado por nossa carta magna, que por sua vez consolidou nossa democracia.

    Devo respeitar a colocação do caro colega, e, jamais seria algoz por tal colocação que em minha opinião fora preconceituosa e desrespeitosa por tal. No entanto, venho manifestar meu descontentamento, do qual não espero resposta, no sentido de que já tivemos líderes e governantes adeptos à todas as religiões, o que não fez com que nosso país melhorasse ou piorasse.

    A nossa marcha não deve ser direcionada ao contrário da crença de cada um. Particularmente não creio que Marina Silva esteja preparada para nos governar, no entanto já estamos entrando em fevereiro e já dá pra sentir a continuidade da corrida anteprogressista implantada em nosso país pela “esquerda inteligente”.

    Abraço a todos.

    Obs. Se apenas uma pessoa ler o que foi dito, me dou por satisfeito.

  6. a raiz do problema não esta na Marina e nem na Dilma, mas sim no sistema brasileiro de governo, somos extorquidos em mais de 50% de tudo o que suamos para ganhar, para manter uma maquina inoperante e a farra dos politicos sangue sugas, é aí que devemos apontar e combater. está provado nos telegramas do wikileaks que o jobin é um traidor a serviço dos usa e o que aconteceu? continuou na defesa!! estão desmontando o Brasil pra entregar manietado nas mãos do imperialismo ianque e as pessoas ficam agredindo gratuitamente a Marina, chamando a de crentinha como se isso fosse algo que desabonasse sua pessoa, a Dilma não tem poder nenhum, é apenas um fantoche de saias como o lula foi um boneco manipulado pelos entreguistas do pmdb e do pcdob e outros que se auto rotulavam de vanguarda do operariado e dos trabalhadores, mas que só almejavam beneficios proprios.Temos que exigir o esclarecimento dos fatos e a punição dos culpados, isso sim.

  7. …agradeço e parabenizo a NATÁLIA VIANA , por este espaço de responsabilidades democráticas…-á mesma, boa sorte e grandes vitórias neste ano…-Goeth-Br.

  8. …amígos, atentem para uma insofismável verdade… um agourento passarin-
    ho (coruja talvez),desabafou…: “sanguinária, a grande águia das montanhas rochosas do extremo noroeste,buscará pretexto, para invadir o espaço do pacífica e sonoro sabiá”…
    -de olho nas fronteiras minha gente…- um grande “soldado da nação” disse: -O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever !…
    …-Goethe-Br.
    em tempo: tais previsões, não são aceitas por quem imagina que a dor dos outros não doi…

  9. fluente fluêncio

    Li e não sei o que ele fala e o que ela é.
    Novos Neoliberais disfarçados de uma ideologia dita socialista são parecidíssimos com ela. Espero que a Dilma não seja também uma dessas, pois o aumento do juros de 0,5% na última reunião do Copom a coloca sob rigorosa suspeita de conluio com os banqueiros bilionários, que a cada dia que passa ficam com uma participação nos impostos que a sociedade duramente tem que pagar.
    E a grande mídia quer passar que o BC é independente. Será que foi o Mercado sozinho que nomeou o Tombini ?

  10. Se analisarem mais detidamente a declaração dada por Marina, verão que não fala nada com nada, não fere ninguém, não se compromete. Dizer que foi “taxativa” é, no mínimo, um exagero.

    • Realmente, de taxativa a crentinha não teve nada. No mínimo ela não deve saber nada sobre o Assange, sobre o Wikileaks. Enfim, nada de nada.

      A bem da verdade mesmo é que essa aparecida súbita da Marina na CP defendendo o Wikileaks foi só para isso. Aparecer.

      A ex-seringueira traidora viu que estava trilhando o caminho do ostracismo e decidiu, de repente, que estava na hora de aparecer. Viu que todo mundo falava da CP, falava do Wikileaks, do Assange e o que a Trairina Silva pensou: “Vou lá na Campus Party, vou falar bem do Wikileaks, e vou condenar a perseguição que estão fazendo com o cara e com o site. Assim eu consigo mais alguns minutinhos de fama e faço com que o pessoal se esqueça de que eu sou uma traidora miserável.”

      De fato, ganhou mais alguns minutos de fama. Agora, apagar a imagem de que é uma vira-casaca? Bem…

  11. Natália.
    O meu post foi recebido?

  12. Tenho acessado, com vivo interesse, seu site. Penso ter havido uma distorção nas últimas postagens, o que interessa é o Wikileaks e o Assange, não a Marina ou a Dilma. Mas, já que mudaram o foco, sou autorizado a dizer: Marina é uma poeta na política, sem chance de governar, Isso, porém, não a faz menor ou pior do que Dilma. Eticamente, sem renegar o passado juvenil de luta (e de coragem) de Dilma, Marina lhe é superior. Como gente, como política, na melhor expressão da palavra,

    • -não sei em que se baseia o Sr. Damasceno, para essa “infeliz” afirmação:
      que a ex-ministra Marina é melhor que a pres. ilma…-como testemunha de uma época”, me vejo na obrigação de alertar aos ledores desta respeitável coluna ,quanto a” propositadamente,” má interpretação da história recente deste país…-seria o jôgo de palavras, uma doutrinária intenção ou tentativa de desestabilização do governo, através da “satanização dos reais valores” e direcionar as mentes conturbadas ao já lendário ôba-ôba, dos contumazes agitadores e invertedores das verdades, cujas finalidades seriam,a preparação psicológica ja a muito usada, neste país e em toda a América latina para a “desvirtualização ou o descrédito dos poderes institucionais pelas massas”, através dos ja tradicionais e reais terroristas,
      “agentes de carteirinhas da Standard”outr’hora vitoriosos usurpadores de governos , ou quem quer que o valha, – aos desavizados:…a democracia brasileira hoje ,um fato, progressivamente irreversível,conta com o amadurecimento e melhor politização do povo e das suas instituições…e não mais será instrumento de manobras anti nascionalistas ou anti patrióticas…-Goethe-Br.

  13. Marina não é corrupta e foi praticamente expulsa do governo Lula, por contrariar o PAC, onde estava embutido, duas desnecessárias hidroelétricas. Além disso, Marina que está longe de ser socialista, vinha contrariando os sócios da república: empreiteiras corruptoras! Com relação a Assenge, Marina se posiciona com uma visão de estadista e erra ao defender a proteção de segredos estratégicos, mesmo que sajam imorais. Não disse mas entendi bem. A “crentesinha” é brasileira e tem todo o direito de sair candidata, pois, mesmo eu sabendo que ela não seria nem a ponte e nem a travessia, atrapalhou sim, a trajetória de Dilma, que não tem moral alguma, pois, cuspiu na própria história quando não defendeu transparência na aplicação de recursos públicos e trombou com a CGU. Construção civil em esfera governamental é lasto para campanha política e eleição certa. Mais: esta bomba vai estourar lá na frente e com certeza colocará em cheque o ar autoritário da mulher que não vacilará em dar continuidade a política de leilão do nosso subsolo. Marina, com sua cansativa dialética faria o mesmo.

    • Ai esses idiotas que acreditam em qualquer merda do que lê por aí.

      É tanta bobagem que tem nesse comentário, que eu nem vou me dar ao trabalho de refutar cada uma. É perda de tempo.

  14. Ressuscitaram a rainha do verde partido tucano, já foi o tempo em que se parava para ouvir a Marina….

  15. Marina, a traíra.

    Incrível como essa crentinha se aproveita de qualquer episódio para poder aparecer e tentar apagar a imagem de que não é uma traidora.

    Foi por causa dessa traíra que houve segundo turno. E a candidatura dela só serviu para encher a bola do Çerra. Mostrando que é, realmente, uma vira-casaca.

    Ela pode apoiar o que quiser. Wikileaks, Assange, A Falha de São Paulo (falo do blog), Maria Rita Kehl, o que for. Pra mim, ela continuará a ser a mesma traíra de sempre.

    • “crentinha”
      Sou ateu, e o estado é laíco. Porque denominá-la pela sua religião (ela sequer compunha a bancada evangélica no congresso, nunca legislou pela bandeira religiosa…)

      “pra aparecer”
      é errado aparecer? Só porque perdeu a eleição não pode se pronunciar?
      Até o Serra vai se pronunciar (imagino, e bastante), temos que achar isso normal, rapaziada (gostando ou não). Denomina-se democracia quando as pessoas se expressam , nos espaços que são cabido à elas. Marina teve 20 mi de votos, não vi qualquer excesso em se manifestar sobre um tema como liberdade de expressão, num evento de porte nacional. A vantagem (nem sempre tão vantagosa, pois há espaço pra alguns pequenos desprazeres…) de praticar a tal democracia é estar sob o alvo de qualquer críticas, inclusive as de cunho preconceituoso (religioso, por exemplo) e totalitaristas (que acreditam que o eleito deve calar todas as outras opiniões).

      “traíra”
      Essa conversinha de “traíra”, “vira-casaca” é coisa de quem não aceita diversidade de idéias, as ditas pessoas binárias. Onde só existe esquerda/direita, sim/não, bom/ruim, nóis/contra a rapa. As coisas não são bem assim, e esperamos que possamos evoluir pra isso! Aliás, 2° turno não devia matar ninguém! doeu tanto asssim?

Deixe um comentário