Agora sou eu que respondo – IV

O Wikileaks conhece o conteúdo de todos os 250mil cabos vazados? Estes cabos são ordenados e publicados seguindo algum critério de importância, cronologia ou impacto político ou social? O Wikileaks seleciona documentos para serem usados como defesa da própria organização?

Boa pergunta. Não é possível a nenhuma pessoa ler todos os documentos. Se eles fossem impressos, renderiam mais de 3 mil . O próprio Julian Assange contou na entrevista que só leu uma pequena parcela. Por isso, o critério de publicação tem sido definido pelos jornais parceiros – o que eles consideram importante – e pelo WikiLeaks e os jornalistas independentes de todo o mundo que trabalham com ele, que possuem conhecimento das circunstâncias nacionais e podem “olhar” para os documentos com mais critério e decidir o que deve ser publicado pelo site do WikiLeaks. Em linhas gerais, questões internacionais, de direitos humanos, copyright e questões ambientais.

 O Wikileaks vazou documentos que demonstram pressão do governo americano sobre governos europeus para liberar alimentos transgenicos. Como esta questão é também importante para o Brasil, que já é o segundo produtor mundial de transgenicos, o que ele tem a dizer sobre possíveis pressões dos americanos sobre o governo brasileiro? Podemos esperar alguma coisa?

Olá. Até agora não encontrei nada do tipo, mas vu manter os olhos abertos. Mais notícias em breve.

Gostaria de saber, se o pessoal do Wikileaks tem algum documento  referente ao “golpe de 2005”, vulgo mensalão.

Olá, há muitos documentos referentes ao mensalão, em especial relatos da embaixada explicando ao Departamento de Estado do que se tratava. Eles serão todos publicados em breve.

O Wikileaks junto com os 5 jornais parceiros bloqueou nomes de algumas pessoas implicadas nos materiais vazados (Afeghan diaries, Iraq war logs, embassy cables) com a justificativa qde que tais pessoas poderiam estar em risco. Quais critérios que a organização utiliza para tomar tais decisões? Como vocês definem “risco”? E a organização pondera o risco versus o dano que a pessoa causou ou pode causar? (exemplo: um informante que indicou ou pode indicar um local que será bombardeado) Bloquear os nomes não seria de alguma forma já contribuir para a legitimação destas guerras ilegais?

Boa pergunta. O critério de “risco” é mesmo controverso, mas há uma clareza que é unânime dentro da organização e junto aos jornais parceiros: o WikiLeaks só retira nomes de pessoas que possam sofrer risco à sua segurança e à sua vida por conta dos documentos, e não que possam sofrer danos ou retaliações, por exemplo, de ordem profissional. Mesmo se a pessoa causou grande risco pela sua atuação, não cabe ao WikiLeaks ser um veiculo facilitador de agressões a essa pessoa.

 

Em seus documentos há algo relacionado ao ‘entreguismo’ do PSDB/Brasil para com os EUA?

Há documentos sobre encontros de lideranças do PSDB com os representantes americanos durante o governo de Lula.

Há documentos a serem publicados referentes ao Brasil que tratam da ditadura militar?
Não sei se faz parte da política do Wikileaks informarem sobre quais os assuntos dos documentos que serão publicados. Mas se tivesse eu ficaria muito feliz. Essa é uma parte da história que tem sido há muito tempo negada aos brasileiros.

Oi, esses documentos existem, jamais foram publicados e continuam longe do alcance público. Infelizmente o WikiLeaks não teve acesso a nenhum deles, mas ficaria enormemente feliz em receber quaisquer documentos do tipo, com anonimato garantido. Basta seguir esses procedimentos. O WikiLeaks e o Brasil agradecem!

Anúncios

3 Respostas para “Agora sou eu que respondo – IV

  1. Vinícius Morais Simões

    No WikiLeaks brasil tem uma cópia traduzida da guia Submissions.

  2. Natália, já me acostumei a admirar e a respeitar o seu trabalho. Esta postagem somente confirma isso: vc. é uma jornalista de verdade, equidistante, tanto quanto possível, das paixões que envenenam o ambiente. Parabéns, de novo.

  3. Natália, com todo respeito ao Sr. Assange, as suas respostas estão muito melhores e reveladoras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s