A defesa

A defesa de Julian Assange deve alegar em especial que, se extraditado à Suécia, ele corre grande risco de ser enviado aos EUA, onde pode sofrer pena capital.

Alguns dos principais argumentos da defeesa foram anunciados no começo de janeiro pelo time de advogados. Vale lembrá-los:

– A acusação só teria entregue a Assange (e ao Guardian) evidências incompletas. Haveria muitas outras mensagens de celular que “sugerem motivações de malícia e dinheiro ao procurar a polícia o (tablóide sueco) Espressen”.

– A conduta da promotora sueca poderia configurar abuso. Os advogados alegam que a promotoria recusou ofertas do australiano para prestar depoimento. Também citam o vazamento para o Guardian como “uma quebra do direito a um julgamento justo e do direito de privacidade de Assange”.

– A ordem de prisão européia não seria válida porque a promotora sueca Ny não seria habilitada a expedir tal mandado. Além disso, os advogados argumentam motivo indevido para a ordem de prisão – somente para interrogatório, sem haver provas substanciais do crime.

– As acusações não seriam consideradas crime no Reino Unido, e portanto o mandado de prisão europeu não se aplicaria.

– O pedido de extradição teria motivos políticos e o seu julgamento poderia ser prejudicado por suas posições políticas.

– Se ele for preso na Suécia, os EUA devem buscar a sua extradição “e/ou rendição extraordinária”, com “risco real dele ser detido em Guantanamo ou em outro lugar”. (O porta-voz do Departamento de Estado, Philip J. Crowley, classificou a teoria de “pura fantasia”)

– Se Julian fosse entregue aos EUA, sem garantias de que não sofreria pena capital, haveria um “risco real” que ele fosse condenado à morte. “É bem conhecido que figuras proeminentes sugeriram ou mesmo exigiram que Assange fosse executado”, diz o texto da defesa.

Anúncios

3 Respostas para “A defesa

  1. Juliana da Guerra

    O que eu não consigo aceitar, um cara tão inteligente como o Assange ser pego por uma idiotisse dessas.. e agora? e se acontecer o pior?

  2. Olá Natália.
    Eu queria saber se tu ou esse site tem alguam comunidade no orkut. Para facilitar a divulgação entre meus amigos. Até mais!

  3. Uma dos melhores textos sobre este assunto, obrigado por compartilhar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s