O leitor pediu – e aqui vão os primeiros documentos

Hoje começa a primeira etapa da publicação dos documentos mais pedidos pelo público através dste site. Houve um nome que inquestionavelmente foi o mais pedido: Daniel Dantas.

Diferentemente do que se espera, no entanto, não há documentos referindo-se a movimentações americanas em favor do banqueiro, mas relatos da embaixada brasileira sobre os escândalos que o envolveram.

Vale lembrar que os documentos obtidos pelo WikiLeaks não incluem os “Top Secret” – ou seja, em tese poderia haver outros, mais secretos, contendo gestões em seu favor. Em tese.

Um telegrama que relata os falsos grampos no Supremo Tribunal Federal em 2008. A avaliação da embaixada é que  a crise ocorreu pela falha do país em adequar os setores de inteligência após o fim da Ditadura Militar.

O outro documento, de 2005, descreve o possível envolvimento de Dantas no Mensalão.  O telegrama afirma que, segundo um âncora de TV, o dinheiro do valerioduto teria origem no banqueiro.

Diversos blogs tiveram acesso aos documentos e publicaram notícias sobre eles. Leia aqui a matéria do site Futepoca. E aqui a do Doutor Sujeira.

Os documentos estarão no ar ainda hoje no site no WikiLeaks – wikileaks.ch/cablegate.html

Anúncios

Uma resposta para “O leitor pediu – e aqui vão os primeiros documentos

  1. Jeovane Bezerra de Melo

    Precisamos urgentemente desmascarar os meios de comunicação que, dolosamente, manipulam a sociedade, ou tentam como queiram alguns, delinear trajetórias e decidir os rumos dessa mesma sociedade. Aquela velha máxima pronunciada por Bruno- antes de ser assassinado pela santa inquisição- ” A verdade jamais poderá ser alterada pela opinião de um vulgo nem pela confirmação da maiaoria” ; serve bem para demonstrar isso. Instituições que buscam mostrar o ” fato histórico” em perspectivas mais abrangentes e mais verdadeiras, como o Wikileaks, precisam se apresentar mais. Há muito sobre a história do ocidente que muitos, nem de longe, imaginam ter acontecido. Viva a mídia alternativa! Que vejamos um dia, quiçá, os últimos suspiros do PIG. Jeovane – Primavera sp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s