Documentos sobre a ditadura

Os documentos sobre a ditadura, um dos temas mais pedidos pelo público, ainda não entraram no site do WikiLeaks, mas podem ser vistos na íntegra, sem formatação, neste link, via blog da Maria Frô.

O mesmo blog relata:

Sinteticamente, o primeiro telegrama da embaixada estadunidense no Brasil, analisa como os 40 anos de golpe militar foram tratados pela imprensa brasileira. Como no caso do grampo no grupo de telegramas já publicados, podemos perceber que há juízos de valor nesta análise. Interessante ver como a embaixada estadunidense trata o envolvimento dos EUA no golpe e durante a ditadura militar.

O segundo telegrama faz referência ao caso Herzog e os problemas que teremos de enfrentar ao lidar com os arquivos do período da ditadura militar. O telegrama fala com simpatia sobre as decisões do governo Lula em não enfrentar diretamente os militares.

O terceiro e quarto telegramas tratam do embate recente sobre a revisão da Lei da Anistia, a discussão sobre julgamento dos torturadores durante o período da Ditadura Militar e a aprovação do PNDH3. Tarso Genro ainda era Ministro da Justiça. Sobel percebe claramente que apesar dos esforços do governo brasileiro em apoiar Jobim, passando por cima do ministro dos Direitos Humanos, à época – Paulo Vannucchi -, e ter colocado a polêmica sobre o julgamento de crimes de tortura no Brasil embaixo do tapete não resolveu a questão. Quem acompanhou de perto as eleições de 2010 sabe bem disso.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s