EUA pediram a Brasil US$ 5 mi para exército do Afeganistão

Em setembro de 2008, a embaixada americana procurou o governo brasileiro para pedir  5 milhões de dólares para as forças militares do Afeganistão, como revela um telegrama publicado hoje pelo WikiLeaks.

O dinheiro seria remetido ao longo de cinco anos. Este foi um de muitos pedidos de assistência para o país negados pelo Itamaraty.

O telegrama de 3 de outubro relata que o representante político da embaixada norte-americana conversou com o embaixador Marcos Pinta Gama e com a secretária responsável pelo Afeganistão no MRE,  Marisa Kenicke, para pedir o montante.

Pinta Gama declinou, dizendo que o Brasil “tem procurado projetos relacionados a desenvolvimento mais do que apoio aos militares”, mas mesmo assim não tinha encontrado uma oportunidade adequada.

“O pedido de cinco milhões de dólares ao longo de cinco anos é bem maior do que muitos outros pedidos que fizemos e que seguem sem resposta”, comentou o então embaixador Cliffords Sobel.  “Os recursos do Brasil para assistência em geral são extremamente limitados, e o governo tende a preferir assistência técnica para projetos de desenvolvimento social”.

Brasil não é “ator relevante”, diz MRE

Em 2009, o tema volta à pauta da embaixada, como mostra outro telegrama confidencial do dia 14 de abril.

Trata-se de um relatório sobre outra reunião, com o embaixador Roberto Jaguaribe, subsecretária para assuntos políticos, que terminou em mais uma negativa.

Jaguaribe teria dito a Sobel que, por causa da redução da verba para assistência no Congresso, a chance de conseguir fundos era “muito pequena”, mas talvez fosse possível obter alimentos.

Para ele, o Brasil vê o Afeganistão como “remoto e distante”, seguindo os desenvolvimentos no país mas sem ser “um ator relevante”, embora houvesse a possibilidade de abrir uma embaixada em Kabul.

Ele também teria sugerido que o Irã poderia ser um ator relevante na região.

Para Sobel, conforme ele descreve no documento, há três obstáculos para uma ajuda brasileira: “a) o orçamento, b) receptividade política, e c) a dificuldade brasileira em  ‘abraçar algo que não formulou'”.

About these ads

8 Respostas para “EUA pediram a Brasil US$ 5 mi para exército do Afeganistão

  1. Natália, para mim, tendo uma interpretação sua ótimo, obrigado :).
    Quanto mais interpretações suas melhor! xD

    Mas caso não for possível anexar uma interpretação sua, ainda assim, por favor, publique mesmo que seja apenas o link para o documento original que, para mim, já está ótimo!
    Obrigado!

  2. Natalia
    não me mostre o documento original sem uma interpretação sua sobre seu conteúdo.
    É para isso que subscrevo seu blog.

  3. Boa herança deixada pelo governo Lula. Manter um política externa independente dos interesses e pressões da política militarista do império americano.

    • É, realmente fico contente ao saber de notícias que servem como mais indícios da independência da política externa brasileira neste último governo.

      Contudo temo pelo futuro. Fico em dúvida se, com o avanço econômico brasileiro, o ministério de relações exteriores conseguirá manter esta independência e sensatez ‘humanística’ ou sucumbirá a interesses monetários aéticos dos grandes emergentes setores privados brasileiros…

      Vamos ver também estes documentos que estão para serem divulgados sobre o tratamento brasileiro/estado unidense à MINUSTAH depois do golpe de 2005 no Haiti.

  4. Ainda bem que declinou né? Já temos tantos roubos e desvios por aqui, este seria mais um. Roubar já é ruim, roubar de quem precisa é repugnante.

  5. Parabéns pela atidude do Brasil.
    pelo nãoooooo.

  6. Que absurdo a atitude dos EUA. Além de inventarem guerras que não deviam, ficam tentando levar os outros junto. Parabéns ao governo brasileiro, em uma das poucas coisas certas que fez…

  7. ótima atitude do governo brasileiro, evitar apoiar a guerra, principalmente essas que são realizadas por restritos econômicos e investir no desenvolvimento social das nações, ganhamos assim aliados entre eles, enquanto os estadonidenses vão aumentando sua carteira de inimigos.

    http://www.lastfm.com.br/group/WikiLeaks+BR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s